sábado, 9 de abril de 2011

A Comunicação Interna



Estava cá pensando com os meus bUtões (essa sonorização fica melhor para a frase!!! Fica E-X-A-T-A-M-E-N-T-E como eu quero que vocês leiam!!!!

Qual post poderia fazer? O que poderia abordar no Blog dessa vez?

Já estava em mente que gostaria de falar de alguma vertente da comunicação, e resolvi falar de Comunicação Interna, me aprofundar um pouquinho mais sobre o tema.

Um assunto realmente fascinante, estratégico e de extrema importância para uma organização. Pensemos em público...ok... agora pensemos no nosso 1º público, antes de querer focar qualquer outro...eis a resposta: NOSSO COLABORADOR. Qual sua importância?  Quais as ferramentas de comunicação temos em nossas mãos para que possamos atingí-los diretamente? Quais estratégias devemos seguir para que possamos ter o contato com todos os níveis hierárquicos de uma empresa?

Bora fundamentar um pouquinho a importância da comunicação interna: Vou fundamentar com categoria, hein? Segundo nossa gloriosa Margarida Kunsch comunicação interna é: "Um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endormarketing ou marketing interno)".

Perfeito, não? Ótimo, então agora, vamos colocar a mão na massa!

Nossos objetivos agora são:
- a motivação e integração do público interno.
- devemos desenvolver um clima favorável entre funcionários - funcionários e chefias, e funcionários e empresa. Focando não somente os momentos positivos que a empresa está passando, mas principalmente um momento que a empresa está sofrendo uma crise de imagem, é nessa hora que o trabalho junto aos colaboradores deve ser feito mais criteriosamente e estratégicamente.
- agilizar a tomada de decisão.
- incentivar a proatividade nos recursos humanos.
- colaborar para descentralização organizacional nos departamentos, setores e, mais recentemente, unidades de negócio.
- através das campanhas internas, devemos promover: novos produtos/novos serviços/resultados de pesquisas/informações sobre clientes da empresa/etc para este público tão importante, o PÚBLICO INTERNO. Eles trabalham arduamente para manter a empresa viva, buscando sempre o melhor resultado devem ser visto como o coração da empresa...e se esse coração parar de bater? 
- criar uma boa imagem empresarial, visando transparência, diálogo e principalmente o saber ouvir os funcionários (suas necessidades/dificuldades/etc).
(fonte de pesquisa: Comuicação Empresarial e Planos de Comnunicação - integrando a teoria e a prática. Maurício Tavares) 


Existem diversas maneiras e ferramentas que podemos utilizar, as principais são:
- boletins
- jornais (impresso ou eletrônico)
- revistas
- murais
- newsletters
- memorando
- rádio interna
- circulares
- relatórios
- correio eletrônico
- intranet
- pequisas
- eventos (dos mais diversos tipos)
- reuniões (de vários tipos)
- palestras
- treinamentos
- nos dias de hoje REDES SOCIAIS (existem empresas que colocam seus presidentes "conversando" com seus funcinários pelas redes sociais)

Minha gente, existem muitas ferramentas, o negócio é INOVAÇÃO...é falar a mesma língua que o funcionário, conversar dentro da realidade dele (Exemplo: se um funcionário não tem acesso à internet do que adianta, fazer uma ação eletrônica?).

É achou que isso não existia? De que era tudo feito no achômetro?? Que as ORGANIZAÇÕES não se ORGANIZAVAM???? Pois bem...existe um trabalho fantástico por de trás disso tudo.

E cabe a você empresário investir nessa comunicação tão importante... vamos lá??? Olhe antes para dentro para que isso reflita fora. Faça os seus funcionários vestirem a camisa, faça eles falarem bem e terem orgulho de fazer parte desse time! Pregue culturas e valores que você possa cumprir, consequentemente (mas com MUITO TRABALHO) esses valores serão inseridos em seus funcionários!

Estamos juntos!!! Todos olhando para o mesmo lado e buscando os mesmos objetivos!

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